Quem somos nós

O Jornal-Laboratório O Ponto auxilia, há mais de uma década, a formação profissional de jornalistas que, atualmente, são bem sucedidos e ocupam postos no mercado de trabalho mineiro, nacional e internacional. Nascido em 1999, já passou por quatro modificações gráficas e recebeu três premiações: duas em âmbito nacional e uma internacional.
A primeira distinção conferida ao O Ponto foi em 2005 quando recebeu o título de melhor jornal laboratório do Brasil, pela Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), considerado um dos mais importantes eventos científicos nacionais.

Em 2006, outros dois prêmios na área de produção laboratorial vieram e O Ponto foi eleito o melhor jornal experimental de Minas Gerais e também da América Latina, levando o troféu Pão de Queijo de Notícias (PQN) e uma medalha da ExpocomSUR pela notoriedade do trabalho jornalístico desenvolvido. A medalha desta última conquista é cunhada em ouro e gravada com o nome e a localidade do evento (ExpocomSUR – Santa Cruz de La Sierra/Bolívia).

Os troféus ficam expostos na redação do jornal – onde, coordenador, monitores e voluntariados se debruçam, diariamente, sobre o trabalho de apuração, produção, supervisão e revisão das pautas e matérias.

As atividades de produção de cada edição do jornal laboratório, assim como a delimitação dos papéis dos participantes e colaboradores em cada uma delas, são todas executadas e coordenadas por estudantes, com auxílio dos monitores. Os alunos, desde o primeiro semestre do curso, são estimulados a participar de O Ponto.

As reuniões de pauta são divulgadas para todo o corpo discente do Jornalismo e coordenadas pela monitoria. As sugestões de assuntos e enfoques para as matérias são de responsabilidade dos alunos, bem como a apuração das reportagens, a edição do texto e a diagramação. A fotografia também é uma atividade preferencialmente dos estudantes do curso. A revisão final do texto e do layout da página são tarefas dos monitores e, posteriormente, o material é enviado à gráfica.

Elaborado desde o projeto gráfico, pautas, apuração e produção das matérias pelos alunos sob a supervisão e coordenação dos professores, O Ponto é resultado de muito trabalho, dedicação e comprometimento de todos os envolvidos, materializado em um jornal de excelente qualidade. Reflexo de um curso sério, aprovado e reconhecido, sobretudo, pelo mercado belo-horizontino.

Boa leitura na web,

Professor Aurelio Silva, coordenador do jornal-laboratório desde 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário